Resenha #48 || O Efeito Rosie - Graeme Simsion

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

A convite da Tati estou aqui hoje para resenhar o livro “O Efeito Rosie”. É provável que boa parte das pessoas que leram e gostaram de “O Projeto Rosie” já tenham lido a sua sequência e tenham uma opinião, mas gostaria de compartilhar com vocês as minhas impressões.

Autor: Graeme Simsion | Paginas: 416 | Ano: 2016 | Editora: Record


A sequência do best-seller internacional O Projeto Rosie.O Projeto Rosie foi concluído, e Don e sua amada estão morando em Nova York. Ele é professor na Universidade de Columbia, e Rosie cursa o primeiro ano do programa de doutorado em medicina. Tudo vai muito bem até o dia em que ela anuncia: “Estamos grávidos.”Diante do desafio ainda maior do que encontrar uma esposa, Don não vê alternativa a não ser iniciar o Projeto Bebê. Ao tentar definir os protocolos para se tornar pai, usando seu estilo de pesquisa peculiar e suas habilidades sociais – ainda baixíssimas –, Don, é claro, acaba se metendo em várias confusões e mal-entendidos. Agora ele corre o risco de ser processado, deportado, de perder a credibilidade profissional e, o pior, de perder Rosie para sempre.Prepare-se para rir, chorar e se emocionar novamente com o professor de genética mais carismático de todos os tempos.

Em 2013 tive o prazer de ler “O Projeto Rosie”, no qual narra a trajetória de Don, um homem de 41 anos, portador da síndrome de Asperger, que decide tentar compreender e sentir os mesmos sentimentos aos quais todos a sua volta já sentiram ao menos uma vez, sendo um deles o amor.

Ao longo de sua busca Don encontra Rosie, o completo oposto de tudo que ele buscava, mas que vira o seu mundo de cabeça para baixo. Agora, após três anos Graeme Simsion volta com esse casal adorável, vivendo uma nova etapa de suas vidas, com direito a mudança de cidade e emprego, mas não e só isso, Rosie e Don vão ter um bebê!

A chegada de um novo membro à família bagunça um pouco a cabeça de Don, que devido a sua síndrome e ao seu jeito todo metódico, mergulha de cabeça nessa nova realidade, iniciando então o projeto bebê. Vivendo tantas mudanças em curto espaço de tempo, Don e Rosie passam a viver as dificuldades que qualquer relacionamento está sujeito a enfrentar.



A maneira prática e um pouco crua como o Don vê tudo a sua volta torna a narrativa leve e engraçada, da maneira que somente ele é capaz de tornar. Em contra partida, Rosie passa a se sentir sobrecarregada com tudo isso, pois Don torna-se um pouco obsessivo (?) demais com o cuidado referente a ela e ao bebê.

No decorrer da trama é possível ver mais da personalidade de cada um, e conforme eu fui avançando as páginas, passei a me irritar com a Rosie. É compreensível que ela também está vivendo um momento intenso com a chegada do bebê, onde tudo é novidade, e ter que lidar com o jeito do Don e o seu cuidado não é algo fácil, mas ao invés de tentar tornar as coisas mais fáceis para ambos, por saber como a cabeça do marido funciona, tudo que ela faz é tornar a situação mais difícil.

Nesse livro contamos com a presença de outros personagens, que complementam a história, trazendo todos para situações mais reais e cotidianas.

No geral eu diria que o livro é composto por altos e baixos, e mesmo o Don me arrancando gargalhadas em determinadas situações, dei três estrelas. Outro fator que comprometeu a minha nota foi a mudança de capa, acho que deveriam ter mantido o padrão da primeira edição.



Ao meu ver esse livro não era necessário para complementar a história contada no anterior, e ver esse lado da Rosie me fez desgostar um pouco do livro. De qualquer forma, acho que quem gostou do primeiro volume deve ler esse e tirar suas próprias conclusões.
  
Beijos, e até mais!
  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo