Resenha #30 || A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Autor: Dan Gemeinhart | Editora: Novo Conceito | Páginas: 224 | Ano: 2015

NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA. Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier. Nem que seja a última coisa que ele faça.



Mark é um garoto de 12 anos, que tem o melhor cachorro do mundo Beau, uma melhor amiga Jess, pais amorosos, ama fotos e tem um sonho: escalar uma montanha.

Tudo isso seria perfeito se não fosse um fato: Mark tem uma grave doença. Após anos de tratamento Mark descobre que o câncer voltou, e decidido a viver intensamente, ele resolve fugir de casa, levando Beau, uma câmera fotográfica, uma mochila, um caderno e uma caneta. 
Sozinho, estou deixando meu lar.
Uma nova jornada, uma nova estrada.
Para as montanhas agora.

Após um plano muito bem arquitetado Mark está a caminho das montanhas, no caminho acontecem muitas coisas, ele encontra pessoas boas que tentam ajudá-lo e também encontra pessoas ruins.

A Vida é um saco. Essa é a mais pura verdade. Mais uma coisa que eu não entendo: por que todo mundo sempre tenta fingir ser o que não é?

Dan Gemeinhart foi genial e conseguiu passar para nós leitores cada uma das sensações vividas por Mark, meu coração se desesperava a cada página, eu vibrava a cada conquista e chorava a cada obstáculo.

Escalar a montanha nesse livro, está além do sentido literal da palavra. Escalar é enfrentar, lutar. Me mostrou que o impossível é apenas uma questão de escolha, me ensinou a ser mais forte e não desistir NUNCA É TARDE DEMAIS PARA VIVER A MAIOR AVENTURA DA NOSSA VIDA. 

"(...) Talvez ele queira ser o herói, ao menos uma vez. Talvez ele tenha perdido tudo. Os amigos. A família. O futuro. Todas as coisas que ele queria fazer. Sua vida. Então talvez tudo o que tenha sobrado para ele seja a própria morte. É tudo o que ele tem. Então ele quer isso".

A revisão está impecável, e a diagramação continua linda, os capítulos são divididos em capítulos inteiros, narrados em primeira pessoa por Mark, onde vamos conhecendo as aventuradas dele e do seu cãozinho e capítulos fracionados, narrados em terceira pessoa, acompanhamos a vida dos pais e da melhor amiga de Mark, Jessie, como já havia mencionado nas primeiras impressões. 

Sobre o desfecho, que desfecho foi esse meu DEUS? Sabe aqueles finais que você espera de tudo, que te dá uma agonia ler, que você lê algumas linhas e pensa "não isso não!" aí se resolve, e após mas algumas linhas uma nova agonia. Eu confesso que parei de ler em alguns momentos com medo do que está por vim. E simplesmente foi algo inesperado. Super recomendo esse livro, não é apenas mais um livro sobre câncer, com um jovem como protagonista e uma capa azul, essa é a história do Guerreiro Mark, e eu sinto uma imensa vontade de abraça-lo.

A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.

Resenha postada também no blog Paraíso das Ideias 

4 comentários

  1. Olá!
    Esse livro parece ser muito emocionante! Gostei de saber que essa montanha também se trata de uma metáfora na vida e essa escalada que pessoas com câncer precisam passar. Gostei de saber que o final nos surpreende e nos dá aquela agonia.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido falar desse livro.. ma pareceu muito interessante.
    Gostei bastante da resenha.
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, já tinha vontade de ler esse livro e depois que li a sua resenha só me senti mais instigada a ler mais o livro, pois a premissa é interessante e o desenrolar parece ser bem intenso e parece passar muitos ensinamentos para nós leitores. Dica anotada.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Desconhecia o livro, mas a primeira linha da sinopse me fez parar e pensar que realmente fiquei curiosa para ler pois concordo com ela.
    Adorei a resenha e me deixou mais curiosa ainda. Aparenta nos trazer grandes ensinamentos. Leitura super válida.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Topo