Resenha #4 || A Garota que Você Deixou Para Trás - Jojo Moyes

Autora: Jojo Moyes| Editora: Intrínseca| Ano: 2014| Páginas: 384


Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Classificação: Favorito



Olá  Galerinha!!! Tudo bem com vocês?
Li esse livro ano passado e adorei a experiência de ler algo da Jojo, que como a Cah Alkimim diz é "destruidora", rsrsrs. Amei a escrita da Jojo e estou ávida para ler todos os outros dela.

Bom o primeiro ponto que vou falar sobre A Garota que Você Deixou Para Trás é que achei o livro incrível, a capa é simples e bela, essas partes amareladas nos remete as cartas trocadas por Sophie e Édouard durante a Primeira Guerra Mundial ou a documentos históricos encontrados por Liv e Paul. Os personagens são fortes e muito bem construídos, e os elementos que ligam as duas histórias e a coerência dos fatos com o mistério apresentado no livro, nos destroem e reconstroem durante a leitura, deixando-nos ansiosos pelo desfecho.

Como a sinopse nos mostra, é contada a história de Sophie e Édouard na primeira parte do livro. Nesse período histórico que foi a Primeira Guerra Mundial, Jojo nos apresenta a luta dos franceses contra a invasão alemã, nos relatando o sofrimento de Sophie por ter seu marido Édouard em combate. Nessa época houve muito sofrimento, as cidades francesas eram invadidas, as casas saqueadas, e crianças e mulheres eram obrigados a obedecer e servir os alemães. É nesse contexto que o quadro de Sophie, pintado por seu marido antes de toda essa confusão acontecer, chama a atenção do novo comandante alemão. Sophie arrisca tudo, a família, a reputação e a vida na esperança de rever Édouard.

Já nos tempos atuais Liv é uma jovem viúva que ainda não superou a perda de seu marido. Apegada as lembranças deixada por seu grande amor, o quadro A Garota que Você Deixou Para Trás é a lembrança mais querida, pois foi um presente em sua Lua de Mel. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando os descendentes de Édouard querem a obra de arte de volta, mas Liv está disposta a lutar pelo quadro e desvendar o que aconteceu com Sophie.

– O que isso ensina à gente, Sr. McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer.
"Quando você voltar, Édouard, juro que serei de novo a garota que você pintou."
Jojo e seu livro A Garota que Você Deixou Para Trás ganharam destaque em minha vida, estou ansiosa para ler outras obras da autora, virei fã. Fui conquistada por seus personagens fortes, seu enredo surpreendente e sem pontos soltos, tudo se interligando deixando o desfecho magnifico. Enfim amei, minha nota é 10 e favoritei.
"As vezes a vida é uma série de obstáculos, uma questão de colocar um pé na frente do outro. Ás vezes, de repente ela se dá conta, é simplesmente uma questão  de fé cega".

Resenha postada também no blog Paraíso das Ideias

33 comentários

  1. Apesar de conhecer a fama de Jojo, nunca li nada completo dela... até tentei com outro livro, mas a escrita não me prendeu... gosto de histórias ambientadas na guerra [primeira ou segunda], mas a premissa de A garota que você deixou para trás não me chamou a atenção... =T
    Me pego pensando no motivo pelo qual os descendentes de Édouard estão querendo reaver o quadro...

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana
    Nunca li nada da Jojo, e dos livros dela esse é o que mais me chama a atenção, não só por causa das partes que mostram o período da guerra, que eu acho fascinante, mas também por essa parte que mostra o resgate de bens perdidos durante a guerra que também sempre me chama atenção. Espero porder lê-lo um dia
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Tatiana. Tudo bem?

    Ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita da Jojo. Mas tenho muita vontade, porque sempre leio resenhas positivas sobre os livros. Pela sua resenha a história parece ser bem interessante sem falar que acho linda essa capa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Esse livro está na minha wish! Eu comecei a ler Como eu era antes de você, estava amando, mas precisei parar para ler umas parcerias. Preciso voltar para ele. A escrita da autora é doce e contagia a gente né? Fora as capas lindas!!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  5. Hello :)

    Assim como outras pessoas que comentaram, eu também não conhecia a Jojo, mas saber que o gênero dela é mais puxado pro romance me fez torcer o nariz um pouco. Mas achei legal a ideia de histórias paralelas que se passam em momentos históricos diferentes, principalmente o fato da primeira se envolver com guerra. Adorei a dica, quem sabe eu venha a ler algum dia, né?

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  6. Amo como Jojo mistura passado e presente!
    Esse livro foi um belo exemplo. Fiquei o tempo todo imaginando as obra de arte e como ela influenciou tudo. O contexto histórico também é bem interessante.
    Preciso concordar com você em tudo! Leia os outros livros, com certeza não vai se arrepender!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Eu gostei bastante desse livro, mas achei as partes da Liv um pouco cansativas. Isso porque gostei DEMAIS da Sophie, e adorei conhecê-la, apesar de a história dela se passar num momento triste. Não é o meu livro favorito da autora, mas com certeza é um obra que eu leria novamente ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati!

    A escrita da Jojo é mesmo incrível né *-* Que bom que você teve a oportunidade de conhece-la também! Eu li Como eu era antes de você, e menina, eu amei de paixão!!! Tanto que quero ler todos os outros livros da autora :)

    ResponderExcluir
  9. Oiie,

    A Jojo Moyes é simplesmente perfeita, tenho 3 livros dela que já li estou esperando o meu desse para poder ler. Por isso passei por alto na resenha rs porque quero me surpreender. Acho que desde já vou favoritar também. Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? :)
    Nunca li nada de autora, mas quero ver se consigo ler este ano Como Eu Era Antes de Você, porque todo o mundo fala e porque vai sair a adaptação. Já esse eu não tenho tanta vontade de ler porque não achei a premissa interessante, e também porque histórias que se passem, ou tenham a ver com a Segunda Guerra Mundial não me despertam curiosidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Li este livro logo que ele foi lançado, ainda na emoção do Como Eu era Antes de Você e adorei!!! Uma história diferente, envolvendo uma época tensa, com personagens muito bem desenvolvidos. Adorei o livro do começo ao fim e sempre o recomendo. É incrível como a Jojo tem a capacidade de criar histórias originais e apaixonantes. Amei, amei e amei!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tatiana.

    Caramba! Eu me senti exatamente como você. "A Garota que Você Deixou para Trás" e a Jojo marcaram muito minha vida no momento em que li. Fiquei ávida para saber mais sobre os personagens e até pesquisei se teria continuação (esperança boba de quem se apega aos personagens), com isso cheguei até o livro "Como Eu Era Antes de Você", que eu detonei na esperança de me sentir menos abandonada por Sophie e Liv.

    Fico até hoje me perguntando como seria o quadro, as cores que Édouard usou, a expressâo de Sophie, o fundo, tudo.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oie esse livro já estava em minha lista de desejados, agora ainda mais.
    Tanto pelo fato de "remeter" à cartas trocadas pelos personagens, algo que me cativa demais é quando o livro fala sobre cartas, tesouros, troca de e-mails e mensagens...
    Embora não me instigue muito pelo fato se tratar de uma história de época, o que não me atrai muito.
    Adorei os "quotes" escolhidos!
    Já ouvi diversos comentários das obras da Jojo e todos positivos, então quem sabe eu não arrisque e talvez me surpreenda!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Outro dia peguei esse livro em mãos para ler e desisti. Toda vez que o assunto é JoJo eu fico com um pé atrás, porque apesar de ter muitas críticas positivas, eu não gosto muito de romance e alguns tenho medo de me aventurar e não gostar. Doideira neh?!
    Sua resenha ficou bem bacana.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Sei que a Jojo é bem famosa e tenho amigas que gostam muito dela. Mas, comecei a ler um outro livro dela e acabei não concluindo por não ter conseguido me envolver com o enredo.
    A sinopse e o nome de "A garota que você deixou para trás" me chamaram a atenção. Gosto de livros que falam sobre a primeira e a segunda guerra.
    Acho que valeria a pena iniciar a leitura.
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu acho essa capa linda!
    Nunca li nada da autora mas suas obras me chamam atenção. Esse livro eu acredito que gostaria muito, pois além de apreciar um bom romance, eu gosto muito de livros que retratem a guerra. Essa história parece que vai me emocionar.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Fico feliz que você tenha gostado tanto da história que até favoritou o livro.
    Eu infelizmente não meu dou com a Jojo, já tentei ler esse livro e abandonei em todas que tentei, o começo não me prendeu, não sei se eu estava com a expectativa alta de mais, mas não funcionou pra mim :(

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olha até então eu ainda não li nada da Jojo
    Mas quero muito tomar iniciativa esse ano para conhecer suas obras, porque me parecem ser muito boas sabe? Tenho visto ótimos comentários e desse livro não é diferente. Eu o tenho na minha estante, mas agora quero comprar os novos que estão saindo, porque eu estou curiosa também com aquele Baia da Boa Esperança. Vamos ver...Espero gostar mesmo da escrita da autora, porque pela maneira que tu desenvolveu a sua resenha, eu gostei muito da trama. Me parece ser um romance lindo. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  19. Jojo sempre conquistando muitos corações. Eu ainda não consegui ler nada dela, minha irmã tem até alguns livros. Mas fico com medo da história ser muito triste e eu ficar com o coração estraçalhado. É estranho, porque normalmente não curto muito romance, mas as histórias da Jojo me parecem que fogem um pouco do clichê, falta só eu consegui me organizar para colocar um livro dela na lista (e preparar os lencinhos) :B

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bem?

    Tatiana, eu nunca li nada da JoJo, mas tenho muita vontade. Eu estou louca - e com medo - para ler "Como eu era antes de você", mas te confesso que me faltou coragem. rs Todo mundo fala super bem da escrita autora, assim como você disse na sua linda resenha, e isso me motiva para ler algo dela. Sua resenha está incrível! Adorei como você abordou a premissa nela. Adorei!

    Beijos,
    Dai Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  21. Oi, flor!
    AMEEEEI sua resenha! Eu ainda não li nada da Jojo, mas gostei muito do enredo dessa obra. Eu não sabia que ele apresentava duas histórias, sendo uma no período da I Guerra. Gostei muito e espero ler esse romance com personagens tão bem caracterizados ainda esse ano.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oii!

    Que amor de resenha!
    Eu não li nada da autora acredita?
    Mas sempre fico tão feliz quando vejo uma resenha positiva assim <3
    Gosto do enredo tratado e da forma a autora se preocupou com os personagens :D

    Adorei sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li nada da Jojo, mas vontade é o que não falta. Principalmente por saber que essa trama se passa na primeira guerra mundial, já quero. Adoro histórias que se passam na guerra, são sempre lindas e emocionantes.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Eu li esse livro há um ano atrás, eu gosto muito das estórias da Jojo, realmente ela é destruidora hahaha, mas esse foi o livro que menos gostei (dos que já li) dela, apesar de ter uma estória bonita - mesmo se tratando de um período difícil -, eu não consegui sentir empatia por alguns dos personagens, não consegui me envolver como me envolvi com Como eu era antes de você, por exemplo. Mas, ainda assim, essa é uma boa estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Eu quero tanto esse livro, sua resenha está excelente. O único livro que li da autora foi Como eu era antes de você, mas estragaram o final pra mim... Enfim, quero ler esse aí, com essa capa bonita. Gosto de livros que associam a guerra, me lembrei de Beleza perdida (já leu?)
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Tatiana, eu sempre ouço falarem tão bem desse livro e dessa autora que cada resenha que vejo me da mais vontade ainda de ler a obra. Esse parece ser um romance de tirar o fôlego, ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  27. Oie!
    Esse foi um dos melhores livros que li da autora, junto com Como eu era antes de você. A trama para mim foi incrível, daquelas que me pegou de jeito e não consegui mais parar. E eu achei a capa desse livro tão fofa! Semelhante ao outro livro também da autora que gostei.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi Tatiana, sua linda, tudo bem
    Esse época foi uma das mais cruéis que já tivemos. Ver toda a luta desse mulher para ter sue marido de volta e sobreviver enquanto esperava por ele, tenho certeza de que irá me destruir também. Por isso acredito que o quadro tem que voltar para a família dela. Acho que essa viúva, ao desvendar a hsitória do passado, vai acabar se transformando e entregando ela mesma o quadro. Não vejo hora de me emocionar. Adorei sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu comprei esse livro logo que ele lançou e até hoje eu não li ele? Não sei, comprei só por comprar e nunca fui atrás de resenhas para saber se a história era boa ou não. A tua resenha me chamou muito a atenção e me fez ver que esse é um livro que vou querer ler. Assim que terminar minha atual leitura vou começar a lê-lo. Espero gostar o tanto que você gostou.

    Beijos e obrigada pela dica!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é simplesmente lindo e comovente, ao mesmo tempo em que é horrível. É sofrido e, apesar da realidade ainda ter sido bastante abrandada, ainda é chocante.
    São duas histórias em uma, ambas comoventes, embora a da garota do retrato seja muitíssimo mais. Aquela cena da entrega do retrato pela menininha meio que partiu meu coração... Não sei se pela menininha ou pelo homem que recebeu o quadro; acho que sofri por ambos.
    A garota que você deixou para trás é apenas mais uma prova de como Jojô é uma excelente escritora!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Tatiana.

    Esse foi meu primeiro livro da Jojo também e a partir de então, me tornei fã! Não cheguei a favoritar esse livro, mas classifico ele como muito bom. Já li todos e posso lhe dizer: você não vai se decepcionar. Depois de ler "Como Eu Era Antes de Você", você vai se sentir como se não houvesse mais nenhum livro tão bom quanto. Vale a pena ler todas as obras da escritora.

    Não conhecia seu cantinho, mas adorei e adorei a resenha. Ele é lindo e já estou seguindo! Está de parabéns. Se quiser conhecer o meu, será bem vinda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Oi,

    Eu adoro as capas dos livros de Jojo Moyes e acho a escrita dela perfeita. Comprei "Como eu era Antes de Você"e estou amando. Agora com a sua resenha vou comprar "A Garota que você deixou para trás".Assim como vc virei fã da escritora.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    Livro sem frescura e Resenhista do blog "I Love my books"

    ResponderExcluir
  33. Tão bom quando um livro nos ganha e entra para os favoritos né? e quando tem personagens fortes e nenhuma ponta solta fica ainda melhor... Ainda não li nada da Jojo, mas ler resenhas como a sua me deixa ainda mais empolgada em colocar o livro na lista!!!!
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir

Topo