Resenha #10 || Como Eu era Antes de Você - Jojo Moyes

Autora: Jojo Moyes| Ano: 2013| Páginas: 320| Editora: Intríceca
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.
Classificação: Favorito


Difícil   falar de um livro tão comentado ultimamente. Tenho um pouco de receio de ler livros carregados de drama e depois ficar sabendo de um enorme Spoiler. Isso aconteceu com A Culpa é das Estrelas que até hoje não consegui terminar a leitura, aconteceu com a série Divergente, porém em ambos os casos após algum tempo me rendi e assisti aos filmes,
 Como Eu Era Antes de Você sempre esteve em minhas listas de leituras, mas sempre deixava outros livros passarem na frente. Até que saiu o tão esperado trailer da adaptação e eu não resisti a curiosidade e assisti, foram alguns minutos que me fizeram rir e chorar ao mesmo tempo, então decidi começar a leitura imediatamente. Achando que sabia o que me esperava, fui surpreendida por um enredo emocionante. 


Lou é uma mulher de vinte e seis anos que ainda mora com os pais, tem um namorado de longos anos e um emprego que adora no Café da cidade que mora. Sua família depende da sua renda, pois somente com o salário de seu pai, não conseguiria sustentar a casa, que ainda abriga o avô de Lou, a irmã mais nova e seu pequeno sobrinho. Apesar de Lou ser a filha que ajuda na renda familiar, é Treena que ganha beneficios e atenção da família. 
 Sua vida muda quando perde o emprego no café, pois o mesmo vai fechar. Após algumas tentativas frustradas ela recebe a oportunidade de trabalhar como cuidadora de um tetraplégico. 

Wilian sofreu um acidente de trânsito em 2007 e foi diagnosticado como tetraplégico C5/C6, podendo movimentar com grande dificuldade apenas um braço. Will era um cara extremamente ativo, praticava diversos esportes radicais, era CEO de uma empresa, tinha amigos, namorada, mas após o acidente sua vida muda drasticamente e sua única vontade era não depender de mais ninguém. 
"- Qual é minha função? [...]- Tentar animá-lo um pouco? Ele é ... ele é meio mal-humorado. O que é compreensível, dadas ... as circunstâncias."
No começo Will foi bastante cruel com Lou. Não aceitava o chá que ela fazia, não conversava e só falava quando ia dar alguma "ordem". Lou muitas vezes pensou em desistir do emprego.
"- Fale com ele pelo amor de Deus. Claro que ele se sente infeliz (...). Conheça-o. Qual a pior coisa que pode acontecer?
Então Lou começou a mudar de opinião, começou a estudar o patrão, aprendendo como lidar com suas limitações físicas e também emocionais, mas somente depois de uma descoberta é que Lou percebe que realmente tem pouco tempo para tentar fazer Will ver a vida com outros olhos. 

É tão triste ler o livro e imaginar as dificuldades que Will vivia. Ele não aceitava sua condição, suas dificuldades, o sentimento que ele tinha em relação a si mesmo e a vida. Julgar as atitudes, pensar "eu faria diferente", é extremamente egoísta. Ao terminar o livro e refletir só consigo pensar em como temos que viver intensamente, agradecer por cada dia de vida, e pensar que nossas "dificuldades" são tão insignificantes perto de algumas situações que outras pessoas passam. Jojo Moyes traz um incrível aprendizado de vida com esse livro.


"Jamais me arrependerei do que fiz. Porque, quase sempre, se você está enfiado numa cadeira assim, só pode ir aos lugares da lembrança."



14 comentários

  1. Nossa, vejo falarem tanto desse livro e também anseio começar a leitura e acabar me decepcionando porque também sei do spoiler principal dele, mas como aconteceu com você vi o trailer e fiquei curiosíssima para lê-lo, parece ser tão emocionante! Espero realizar a leitura em breve :)

    ResponderExcluir
  2. É um livro incrível, não é mesmo? É um dos meus favoritos também. Mas finalize A Culpa é das Estrelas. É incrível e vale a pena sim a leitura. E se ainda não finalizou a saga Divergente, finalize. Garanto que não irá se arrepender, principalmente depois do último filme.

    http://psamoleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei encantada quando assisti ao trailer! Muuuito emocionante. Bateu até vontade de conferir o livro, apesar de já saber o grande spoiler do final :/ Adorei sua resenha e todos os quotes! Lindo post.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Meu maior medo com esse tipo de livro é de simplesmente não gostar. Porque eu vejo tanta gente falando tanto que acho impossível que meu gosto seja tão diferente, ai vou ler e acabo me decepcionando completamente. Aconteceu isso quando fui ler A Seleção, todo mundo fala super bem e eu odiei. Tenho medo de ser assim com Como eu Era Antes de Você porque é um livro que eu realmente tenho vontade de ler. Provavelmente só vou ler depois de ver o filme.

    ResponderExcluir
  5. Olá linda,

    Não estou emocionalmente preparada para ler esse livro. Vou chorar horrores rsrs.
    Parei a leitura dele na páginas 50 por causa de N fatores, mas retornarei nas férias.

    Beijocas,
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    adoro ver resenha sobre esse livro, eu li faz um tempão e adoroooo, estou mega ansiosa para o filme e fico feliz quando vejo todos adorando tanto quanto eu essa história linda que me deu tanta raiva mas que me envolveu muito

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Ainda não tive coragem de ler o livro (sei que vou chorar... rsrsrs) e estou bem apreensiva com o filme... acho que não vou resistir

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Tatiana!
    Concordo com você, é complicado falar de um livro que todo mundo já leu e já viu o trailer... bem, mas foi bom ler um pouco dele de novo. Pra mim foi uma leitura muito rápida e dolorosa, mal posso esperar pelo filme, embora os inumeros trailers e gifs estejam me deixando com raiva... daqui um mês já temos o filme todo em posts de facebook!
    bjs
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Me sinto a Carrie a Estranha, acho que sou a única do planeta terra inteiro que ainda não leu esse livro. E confesso que nem está na minha lista apesar das críticas positivas. Eu não sei porque tenho tanto receio de ler algo da JoJo.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  10. Acredita que eu ainda não li nada da Jojo?
    Sempre vejo comentários positivos, assim como a sua resenha, mas sabe quando parece que falta alguma coisa? Acho que não é bem o meu estilo, quem sabe o filme me convença a dar uma chance :)
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  11. Tati, eu não tinha vontade de ler o livro, mas depois que eu vi o trailer e quase chorei mudei totalmente de ideia.
    Estou morrendo de vontade de vê-lo e de ler o livro para fazer uma comparaçãozinha básica. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não gosto muito do gênero mas depois de ver esse trailer do filme me emocionei, preciso ler esse livro.

    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  13. Eu estou louca para ler esse livro. Tenho certeza que irei chorar horrores e que a história é linda por demais. To adiando a minha leitura para acontecer proximo ao lançamento do filme :3

    bjo

    ResponderExcluir
  14. oi
    sou fascinada por esse livro,ainda não li a continuação mas pretendo..adoro a escrita da Jojo ;)
    ansiosa pelos próximos projetos dela
    bjs

    ResponderExcluir

Topo