Resenha #14 || Tudo e Todas as Coisas - Nicola Yoon

Autora: Nicola Yoon| Editora: Novo Conceito| Páginas: 304| Ano: 2016| cortesia da editora
"Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."
Classificação: Excelente

Madeline   é uma jovem de 18 anos que não tem mas contato com o mundo externo. Quando bebê teve uma séria crise alergia que foi diagnóstica por sua mãe como IDCG, basicamente ela tem alergia ao mundo.
Desde então, seu único contato com o mundo é pela internet e a leitura de muitos livros. Ela estuda em casa, e não sai por nada, suas refeições não podem ter corantes e o simples aberto de mão de um estranho pode desencadear várias alergias. 
"O meu aniversário é o dia do ano em que mais damos conta da minha doença. É a noção da passagem do tempo que faz com que nos sintamos assim. Outro ano inteirinho de doença, sem nenhuma esperança de cura no horizonte. Outro ano sentindo falta de todas as coisas que são normais na vida de qualquer adolescente [...] Outro ano em que a minha mãe não faz nada além de trabalhar e cuidar de mim".
Ela estava acostumada a viver assim, longe do mundo, em seu mundinho branco, ar puro, onde só as lombadas dos livros traziam cor a sua vida. Mais sua vida começa a mudar quando uma família muda para a casa da frente. 
"Quanto mais eu tento deixar o mundo do lado de fora, ele parece cada vez mais determinado a entrar."
Olly é o rapaz de roupas pretas e espirito livre que logo atrai os tímidos olhares de Maddy que vê nele o oposto de tudo que vive.
Com o passar dos dias Maddy é dominada pela curiosidade em acompanhar toda a rotina da família vizinha, até que Olly percebe sua curiosidade e atrás de mensagem espelhada, lhe manda o endereço de seu email.

"Talvez eu esteja mantendo as esperanças de que um dia, algum dia, as coisas mudem."
A partir disso, nasce uma amizade forte, que aos poucos vai evoluindo para uma paixão. Maddy consegue convencer sua enfermeira a deixar Olly visitá-la. Seu mundinho branco vai ganhando cor e ela está cada vez menos disposta a sobreviver, ela quer viver intensamente, mesmo que por um período pequeno e contra a vontade de sua mãe. 
"Estou inteira. Estou em pedaços."
É tão maravilhoso ler algo que te surpreende, confesso que não tinha muitas expectativas por esse livro, por achar que seria mais do mesmo. Mas ao terminar a leitura em menos de três horas, pude perceber o quanto Nicola Yoon escreve bem, ela soube inovar o gênero, ela me fez rir, chorar, se desesperar e finalmente dizer ual não esperava por isso.  
"Se a minha vida fosse um livro e eu o lesse de trás para frente, nada mudaria. Hoje é o mesmo que ontem. Amanhã será o mesmo que hoje. No Livro de Maddy, todos os capítulos seriam o mesmo. Até Olly aparecer."
A diagramação do livro está tão linda, tão fofa, a Novo Conceito caprichou e muito nessa edição, estou encantada. Uma historia doce e marcante, se preparem para presenciar o amor pela vida de uma forma diferente e especial. "Tudo e todas as coisas" é o primeiro livro de Nicola Yoon e ela arrasou! Já estou mega ansiosa pelos próximos lançamentos da autora. 


8 comentários

  1. Olá,
    Irei ler esse livro para debate-lo em um clube do livro, e a sua resenha só me deixou ainda mais curiosa e ansiosa para ler ele. Espero gostar dele tanto quanto você. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Romance não é um gênero que eu costume gostar, principalmente um romance sobre adolescentes, mas eu me interessei por essa leitura. Sua resenha ficou ótima, parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro deve ser lindo. E claro imenso de reflexões.
    Tenho procurando preços bons, quero compra-lo logo.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu estou louca para ler esse livro e estou vendo muitas resenhas positivas sobre ele ultimamente. A premissa do livro é incrivel e já me conquistou. Amei sua resenha e só me deixou curiosa para saber o que acontece com Madeline e como vai ser sua relação com Olly.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oiee,
    sua resenha deixou-me muito supresa, pois também não esperava muito do livro e agora estou mega curiosa e quero lê-lo o quantos antes

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oi, é a segunda resenha sobre esse livro que leio... Estou curiosa sobre ele, mas não tenho tempo para me divertir, então a não ser que alguém queria que eu faça uma leitura crítica dele, nada feito.

    Amei suas colocações, só aguçou minha curiosidade.

    Bel Góes

    ResponderExcluir
  7. Oie
    aiiii to mega curiosa pelo livro e a cada resenha que leio fico ainda mais, parece ser uma história muito gostosa, adorei essa edição e só vi elogios, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi. Já tinha visto esse livro no site da editora, fiquei interessada nele, também vi um vídeo se não me engano da autora na página do facebook na Novo Conceito. Não será possivel ler ele em breve, mas um dia tenho certeza que lerei.

    ResponderExcluir

Topo