Resenha #6 || Cinco Dias - Julie Lawson Timmer

Autora: Julie Lawson Timmer| Editora: Novo Conceito| Páginas: 368| Ano: 2015
Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?
Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.

Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.

Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.
Classificação: Bom


Hoje  venho contar a minha primeira leitura do ano: Cinco Dias da Julie Lawson Timmer.
Cinco Dias conta duas histórias que tem em comum um prazo, em apenas cinco dias suas vidas tomaram rumos diferentes do que vivem agora.

Mara é uma advogada de muito sucesso e extremamente competente, com mais de vinte anos de carreira, ama seu trabalho. É casada com um médico dermatologista e mãe de uma menina linda e apaixonante de cinco anos. Mara tem tudo o que sempre sonhou em sua vida. Agora com quarenta anos, coisas estranhas começaram a acontecer com ela, ela começa esquecer coisas corriqueiras do dia a dia e está sempre mal-humorada. Após muita insistência do marido, Mara procura um médico e descobre que está com a doença de Huntington, basicamente é um distúrbio neurológico que causa falta de coordenação, afeta várias habilidades mentais e alguns aspectos de personalidade. é uma doença genética, e atualmente não tem cura. Mara então decide que não quer viver nos tempos mais difíceis da doença, ela estipula um prazo de quatros anos para viver intensamente e então irá se suicidar, portanto faltam apenas cinco dias para o prazo terminar. 

Scott é um professor de escola pública que não vê seus alunos como apenas pessoas que precisam aprender. Ele se preocupa com eles e sabe que enfrentam os maiores desafios e que lutam diariamente com os problemas. É por isso que ele faz um esforço além do que muitos fazem; é um exemplo de profissional a ser seguido. Com o apoio de sua esposa tenta fazer a diferença no mundo, é por isso que aceita ficar com a guarda temporária de Curtis, um menino de sete anos que estava com sua mãe presa e agora só contava com seu irmão que precisava terminar os estudos e se dedicar nos esportes para conseguir uma bolsa de estudos na faculdade. Curtis se torna como um filho. O menino faz parte da vida do casal,  mas o tempo está chegando ao fim e que Curtis deverá ir embora depois de um ano, e agora faltam apenas cinco dias para o prazo terminar. 
***
Com uma escrita envolvente por sua intensidade, Julie soube exatamente como criar os personagens tão marcantes e reais, com conflitos, dúvidas, medos, inseguranças, defeitos e qualidades. O desenvolvimento dos personagens foi cuidadoso, fazendo o leitor pouco a pouco conseguir entender os sentimentos de cada um. Assim, nos sentimos no lugar de seus personagens, nos deixa com ódio e amor, sem saber se apoiamos e compreendemos, ou se julgamos e depois ainda questionemos nosso próprio julgamento. 

Foi um livro que me arrancou lágrimas. Sentimentos como amor, ternura, dedicação e a paciência são coisas extremamente exploradas neste romance. Enfim, recomendo a leitura. Não está entre os melhores livros que eu já li, e também não diria que é uma leitura imperdível, mas acho que vale a pena conhecer e se emocionar.


Duas Pessoas. Um Prazo. Uma Escolha Impossível.

22 comentários

  1. Deve ser um livro que você senta e coloca uma caixinha de lencinho do lado, parece ser muito bom ♥ ótima resenha ♥

    ResponderExcluir
  2. Ei!
    A Novo Conceito tem títulos bem bacanas e diferenciados. Eu tenho um pé atrás com essa história, haha, eu só leio romances quando vejo que as notas das resenhas são de excelentes a favoritadas. Pode ser que eu solicite para a editora, porque to querendo ler coisas diferenciadas e porque, de acordo contigo, a autora soube escrever; e, nossa, é bom autores que sabem o que tão fazendo. Parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  3. Gente, que livro pesado! Pior que eu adoro histórias densas assim. Eu não conhecia esse livro, apesar da capa não ser estranha, já devo ter visto por aí. Que loucura a ideia da Mara... nossa, que triste, sei nem o que pensar, preciso ler pra sentir e ver o que cada um passa pra tentar me colocar no lugar dela e entender essa grande decisão que ela tomou. Certeza de que irei chorar um monte também rsrs. Obrigada pela dica.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro antes, e, pelo o que eu me lembro, ninguém pareceu gostar totalmente *-* Tenho curiosidade de ler por ter uma premissa que eu ainda não tinha encontrado em nenhuma outra obra, mas, por ser um pouco pesado e emocionante, não sei se conseguiria lê-lo agora *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros do gênero,
    apesar de ser a primeira resenha que leio do livro, gostei de alguns elementos que você citou... O fato dele conseguir mexer com a emoções sendo a principal delas. Sempre gostei de livros que me fazem chorar ou sorrir, esses trazem as histórias mais envolvente e marcantes, provavelmente darei uma chance quando terminar de por em dia pelo menos a maior parte das minhas leituras acumuladas.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  6. A única fez que ouvi falar na doença de Huntington foi em Dr. House. Nossa é algo realmente triste, mas mesmo assim não é o suficiente para alguém tirar a própria vida. Não gosto de ler livros assim, pois me deixa revoltada por isso que nunca li o famoso: Como eu era antes de você.
    O enredo realmente parece emocionante, mas ele não irá para minha lista justamente pelo o que falei lá em cima.
    Parabéns pela resenha.

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Tenho bastante curiosidade para ler este livro em função de toda esta carga dramática que você colocou na resenha. Acho que o livro irá me arrancar lágrimas também. Espero conferir e apreciar em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu não solicitei esse livro na Novo Conceito, mas queria muito ler, porque dizem que ele tem uma trama bastante envolvente e também que nos faz refletir bastante. Espero poder ter a chance de ler assim que tiver oportunidade. Adorei a sua resenha, porque tu escreve muito bem. E olha, aquela minha proposta ainda tá de pé viu? Se cuida e parabéns pelo seu cantinho novo. Amando aqui!

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/conseguimos-parceria-com-o-grupo.html

    ResponderExcluir
  9. Oiie,

    Sabe, esse livro não me agradou muito, acho que porque ter duas estórias ao mesmo tempo eu confundiria um pouco, apesar que pelas sua considerações ele é um livro que nos trás uma mensagem de reflexão quem sabe eu poderia ler daqui algum tempo. Adorei a sua resenha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  10. Eu sou louca para ler esse livro.
    Amei a premissa de verdade e para ser sincera, eu amo personagens realistas, com defeitos e qualidades, que passam por situações conturbadoras. E livro que nos traz uma reflexão também me atrai muito,
    Adorei sua resenha, muito bem escrita. Aaaaa é minha primeira vez aqui, amei.

    www.colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nem me fala! este livro é uma dádiva, mesmo que um drama triste, porque nos ensina a aproveitar cada minuto de vida que temos. Não fiquei julgando nenhuma ação dos personagens, porque cada um sabe o que mais lhe doeu e olha que foi um livro lindo demais. Adorei esta leitura e indico a todas as pessoas.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não conhecia esse livro, mas gostei bastante do que você disse e sei que ia amar. Adoro livros nesse gênero e sou fascinada por romances que choramos (muito) rs.
    Bom saber que podemos sentir tantos sentimentos lendo.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  13. Olá Tatiana,
    Até me decepcionei um pouco quando vi sua nota para o livro, mas depois fui me animando.
    Cinco Dias é uma de minhas próximas leituras e estou bem ansiosa para fazê-la, pois uma pessoa que tem gosto parecido com o meu adorou.
    Fico feliz que você tenha chorado, mas triste por não ser uma de suas melhores leituras.
    Espero gostar.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Tati, sabe que quando vi esse livro eu não senti vontade de lê-lo? mas vendo a sua resenha eu já mudei de opinião, parece um livro que irá me emocionar, e eu adoro isso. Com certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??

    Gostei muito da premissa relacionada com prazos... Achei bem criativa e já anotei o nome do livro pra ler em alguma oportunidade. Uma pena qque não se tornou um dos seus preferidos, mas é sempre bom se emocionar com uma história, não é mesmo?

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Que resenha linda gente!
    Eu conheço o livro só de nome, mas não cheguei a ler. Na realidade eu não sabia muito do que esperar da obra e depois de ler sua resenha e saber que vc se emocionou ao ler me ganhou. Mesmo não sendo favorito, tenho certeza que é uma leitura valida!

    Dica anotada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi! Tudo bem?

    Gente, acho essa capa feia de dar dó! kkkkk E eu nunca leria esse livro se fosse apenas pelo título. Mas, depois de ler a resenha, sabe que até gostei? Gostei da sinceridade ao recomendar o livro e dizer que não está entre os melhores, mas que seria uma boa leitura. Ultimamente procuro algo que consiga me emocionar, acho que esse é um bom livro para isso. Valeu pela dica!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  18. Olá... tudo bem??
    Mesmo que pra ti a leitura não tenha sido das melhores, ainda assim conseguiu se emocionar... a história pela sua descrição parece ser bem desenvolvida e carregada de sentimentos... se é possível sentir as sensações dos personagens, deve ser um livro bem rico... talvez não tenha funcionado pra você da maneira que esperava, mas o importante é que mesmo assim conseguiu te tocar... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus, como eu não conhecia esse livro até agora? :o Eu amei a temática do livro e realmente espero que Mara não vá ate o fim, afinal mesmo sendo difícil sua filha precisa dela... Então espero que esses 5 dias consigam mudar algo. Quanto ao professor eu espero que ele consiga ter um jeito de poder aumentar o prazo ou sei lá, depois de receber tanto amor não é justo tirarem ele deles :/ Com toda certeza irei chorar e muito lendo, já quero e está adicionado na minha lista! Amei a resenha!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  20. Ola lindona o tema do livro é bem interessante, mas sua nota baixa me deixou com pé atrás com esse livro, se emociona deveria ser ótimo, a impressão que tive foi que faltou algo no livro. Como estou em uma fase de romances, dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Oiii
    Estou me perguntando como eu ainda não conhecia o livro?
    Adorei o tema,fiquei super interessada,minha curiosidade foi a 1000.
    Sua nota não foi boa para o livro,posso dizer que fico receosa quanto a ele por causa dela,mesmo a temática chamando atenção.
    Me parece ser um livro emocionante,imagino que se ler,vou chorar muitooo.
    Vou pensar sobre a leitura,analisar tudo.
    Obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  22. Oi Tati, tudo bem?
    Um livro que passa sentimentos para o leitor, para mim, é o melhor tipo de livro! Eu adorei a sua resenha e com certeza vou ler o livro.

    ResponderExcluir

Topo