Resenha #13 || Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blacwell

Autora: Elizabeth Blacwell| Ano: 2016| Páginas: 368| Editora: Arqueiro

Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.
Classificação: Favorito

Todos   conhecemos a história da Princesa Bela Adormecida, seja ela contada pelas nossas mães quando éramos crianças, seja devido ao filme da Walt Disney ou pelo recente filme Malévola, e em todos, as versões diferem. Como diz minha mãe quem conta um conto aumenta um ponto. 
Nesse livro Elizabeth Blacwell nos traz versão por trás dos bastidores, onde uma criada nos conta um pouco de sua vida antes de ir morar no castelo, onde o rei e a rainha tentam ter um filho e não conseguem. Com informações mais realistas deste conto universal, encontramos drama, suspense e muitas reviravoltas que dão um charme todo especial a esta história.
"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."
Elise era jovem, quando viu sua família ser acometida pela varíola, seus irmãos e sua mãe não conseguiram sobreviver a terrível doença e logo ela se viu sozinha com o padrasto. Mesmo não tendo condições, a mãe de Elise fez questão de educá-la e a ensinou a ler e a escrever, coisas que aprendeu no período em que trabalhou como costureira no castelo do reino. Com a morte de Mayren, Elise decidiu seguir os passos da mãe e decidiu que iria tentar um emprego no castelo, assim, deixou o padrasto e seu único irmão que sobreviveu a terrível beste, e partiu em busca de seu sonho. 

Em St. Elsip, foi procurar por abrigo na casa de sua tia Agna, que ela não conhecia, e que não só lhe deu abrigo, como lhe forneceu roupas e sapatos novos, possibilitando condições mais dignas para se apresentar no castelo e pelo tão sonhado emprego. Já no castelo, foi recebida pela pela Sra. Tewkes, uma antiga amiga de sua mãe, que lhe designou como camareira. Para Elise, essa era a realização de um sonho, mas mal sabia sua vida ia mudar tanto. 

Sua dedicação e bom trabalho, logo atraiu o olhar da rainha e foi escolhida para servi-la, como a sua criada pessoal. Agora que estava constantemente próxima de seus soberanos, Elise presenciou o sofrimento da rainha Lenore na tentativa de dar um herdeiro ao rei Ranolf, enquanto o reino corria o rico de ser usurpado pelo irmão do rei, o príncipe Bowen. 

Misteriosamente, Lenore engravidou e durante a gestação, a tia do rei Millicent, se tornou cada vez mais presente, manipulando-a, o que fez o rei ficar irritado. Ele temia ver a rainha sendo manipulada por quem sempre almejou o poder. No nascimento do bebê, ele decidiu por fim a essa situação e baniu Millicent, transformando-a em sua maior inimiga.

No dia do batizado da princesa Rosa, todo o reino foi amaldiçoado por Millicent que jurou vingança. Desde então, o rei e a rainha nunca mais foram os mesmos. O medo de perder a única filha fez com que tomassem atitudes que, com o tempo se arrependeriam. Rosa foi crescendo em meio ao medo, isolamento, onde o que conhecia estava dentro dos muros do castelo. 

Elise, presenciando todo esse sofrimento, e tocada pelo amor que sentia pela princesa, prometeu nunca sair do castelo, abdicando até de sua vida amorosa. 

Mas o que uma simples serviçal poderia fazer pelo reino quando a vingança e o caos invadissem o castelo?
"Como seria possível me confiarem a atribuição de deter alguém como Millicent, uma mulher decidida a fazer o mal, capaz de submeter minha mente aos seus desejos?"
Não sei que esperava quando resolvi ler essa releitura, mas quando se pensa em contos de fadas definitivamente vem a tona uma bela princesa em perigo, um príncipe charmoso e claro uma terrível bruxa má, Elizabeth consegue nos trazer uma história totalmente diferente, sem a magia, propriamente dita, mas que não deixa em nenhum momento de ser emocionante. Ela transformou a história da Princesa que dormiu por cem anos esperando pelo príncipe, em uma história real, com um caos real, que na Idade Média aconteceu. Eu simplesmente acabei a leitura com a sensação de que essa é a verdadeira história. 

           “Porque a verdade não é nenhum conto de fadas. ”

11 comentários

  1. Oi, adoro livros do gênero e por isso estou com vontade de ler esse a algum tempo, mas ainda não tive a chance.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho certa curiosidade com essa releitura da Bela adormecida. Acho que dá um ar mais jovem a história, sem falar que temos algo mais adulto também.
    Ainda não li o livro mas pretendo.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom? Estou com essa leitura parada justamente por receio do que ia esperar (é que a aurora, ou a bela adormecida convencional, no caso, nunca me agradou) e bem, vem você com essa resenha maravilhosa e me anima a ler esse livro novamente! Mal posso esperar para realizar a leitura! Ótima resenha!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  4. Olá, estou louca para ler esse livro vejo muitas resenhas rasgando elogios a esse livro , parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tatiana, tudo bom?

    Eu sou fã de contos de fadas... Não posso ver nada relacionado a eles que já me sinto obrigadoa conferir e não foi diferente com esse livro, principalmente depois da sua resenha. Eu sabia que era uma releitura de Bela Adormecida, mas não fazia ideia desse ar mais real e sem magia. Me deixou muito curioso! Já está na lista de desejados ;-)

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Como boa amante de fantasia e a estoria das princesas, eu adoraria ler está releitura. Releituras sempre trazem algo novo e surpreendente para a gente. Gostaria muito de ler esta, porque mostra os fatos pelos olhos de alguém que estava "de fora" da situação toda. Com certeza esta na minha lista de desejados.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro e fiquei muito satisfeita com a narrativa. Eu espera um história focada na princesa e me surpreende quando vi que era uma visão a partir dos bastidores do castelo. Também fiquei contendo pela a autora ter focado nas doenças que assolavam aqueles tempos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Adorei isso de você ter terminado a leitura acreditando que essa era a verdadeira história! A primeira coisa que me fez apaixonar por esse livro foi a capa, mas fico cada vez mais animada pra ler, é bom saber que é uma releitura tão diferente e emocionante.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, desde que vi esse livro pela primeira vez fiquei bastante interessada em ler. A premissa é ótima e a capa é linda...sua resenha ficou show, parabéns!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  10. Oi Tati!
    Eu estou doida pra ler esse livro, porque eu simplesmente amo contos de fadas. E ao saber que é uma das histórias mais próximas da realidade que conhecemos, sóa aumentou ainda mais a vontade de devorá-lo. Com certeza entrará para a minha lista. Adorei a resenha!
    Abs e sucesso com o blog!

    Participe do Nosso Sorteio Surpresa Kiera Cass!

    ResponderExcluir

Topo