Resenha #27 || Azeitona - Bruno Miranda

Autor: Bruno Miranda| Editora: Planeta| Páginas: 352| Ano: 2016
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas.
Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira.

Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.

O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história.

O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.

Ian é um garoto de dezesseis anos, que foi criado pela irmã Iris, pois a mãe deles morreu e o pai sumiu no mundo. Ian se sente na obrigação de retribuir tudo que a irmã fez por ele, ainda mais agora que Iris está grávida.

A oportunidade surge quando Ian está acompanhando Iris no ginecologista. Na sala de espera Ian conhece Catarina, a produtora do programa de TV Novos Pais, que é um reality que conta a trajetória dos adolescentes que se tornam pais. Catarina acha que Ian está acompanhando a sua namorada, e então lhe entrega um cartão com seu número, para o caso de Ian decidir entrar no programa. 

A partir dai, Ian surta com a possibilidade de receber um cache tão alto. Ian não só poderá ajudar a irmã a expandir a empresa de eventos, como poderá ajudá-la nessa nova fase. Mais tem um único probleminha: Ian não será Pai e tão pouco tem uma namorada. 

Mesmo com esse "probleminha" Ian aceita a proposta de Catarina, ele só precisa achar alguém que aceite se passar pela mãe do seu filho. Em meio a muitas pressões de Catarina para saber o nome de sua namorada, Ian fala que se chama Emília. 

Emília é uma colega de classe, que Ian nunca nem trocou um bom dia, porém agora ele não só terá que conversar com ela, como também terá que fazer uma proposta muito doida.

Sem pensar nas complicações que podem acontecer, esse dois jovens fingem uma gravidez e entre uma gravação e uma escapada da escola, muita confusão acontece
***
Azeitona é o romance de estreia de Bruno Miranda, que traz temas cotidianos, reais e presentes no mundo. No decorrer da leitura, vai nos mostrando conflitos familiares, dramas, rotina escolar dos adolescentes, além de mostrar alguns aspectos de uma gravidez na adolescência. 

Azeitona é uma leitura rápida e por mais que pareça leve, pode ser interpretada de forma seria devido aos seus temas abordados. Narrado em terceira pessoa, a leitura flui de forma rápida e prazerosa. O texto nos traz muitas reviravoltas, e com uma escrita engraçada, Azeitona nos prende de uma maneira que não é possível largá-lo sem a leitura concluída. 

Adorei o livro, em minha opinião Bruno arrasou em seu romance de estreia. É um livro que eu indico muito para quem está tentando fugir do clichê ou que está numa ressaca terrível e quer uma leitura leve e engraçada, mais que tem frases que que nos fazem pensar na vida. Dá uma olhadinha no post Dia de Citação para conferir algumas citações. 
Porque, depois de uma tempestade, a poeira abaixa. E é nesse momento que conseguimos enxergar o caminho.

6 comentários

  1. Estou justamente querendo um livro sem clichês! Parece ser uma história muito divertida. Fiquei curiosa.
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Adorei a resenha e a premissa do livro é bem interessante.
    Parece ser uma leitura agradável e leve. Gostei bastante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei a sua resenha, e achei a premissa do livro totalmente diferente do que já vi, e bem longe de ser clichê e com certeza leria para saber o que acontece com Ian e Emilia, se eles ganham esse prêmio e como fica a relação deles, fiquei bem curiosa e já anotei a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Nossa, achei o enredo do livro super original, e já quero ler para saber mais sobre as confusões que surgirão e como o autor abordou todos esses temas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Achei o enredo desse livro bem divertido. E imagino as confusões desses dois para fingir uma gravidez. imagino que o livro rende nos risadas além de parecer bem gostoso de ler.
    Dica anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já tinha visto esse livro, mas não sabia do que se tratava a história. É achei bem interessante ele querer ajudar a irmã, mas com mentiras isso não vai dar certo ne. Fiquei curiosa para saber como isso termina.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Topo